Mais uma grande usina de energia solar é inaugurada em Minas Gerais
Mais uma grande usina de energia solar é inaugurada em Minas Gerais
Mais uma grande usina de geração de energia solar acaba de entrar em operação em Minas Gerais. Foi inaugurada neste início de dezembro a Central Geradora Fotovoltaica (UFV) São João do Paracatu, no município de Paracatu, no Norte do Estado, com 267 megawatt-pico (MWp) de capacidade instalada.
Com um investimento de cerca de R$ 900 milhões, a nova usina está distribuída em uma área de 509 hectares, com quase 500 mil módulos fotovoltaicos. Ela já iniciou a operação comercial e gera energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de São José dos Campos (SP), com cerca de 700 mil habitantes.
MG já produz energia solar em 100% dos municípios
Em 2023, Minas Gerais fez história como o primeiro Estado brasileiro a superar a marca de 5 gigawatts (GW) de geração de energia solar fotovoltaica em operação, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Minas atualmente disputa com São Paulo a liderança na produção desse tipo de energia no Brasil. Todos os 853 municípios mineiros já possuem módulos fotovoltaicos geradores de energia solar.
O Brasil também superou em 2023 a marca de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desta forma, são 22 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. O levantamento é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
No começo deste ano, a energia solar ultrapassou a fonte eólica (gerada pela força do vento), passando a ocupar o segundo lugar na matriz elétrica brasileira. Do total da potência instalada no país, 14,3% vêm da energia solar, perdendo apenas para a hídrica (51%).