Conexão de microgeração solar deve crescer com nova regra da Cemig em MG
Conexão de microgeração solar deve crescer com nova regra da Cemig em MG
Com o objetivo de permitir o aumento de conexões de microgeração solar à rede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a empresa anunciou mudanças. Os novos critérios, conforme a estatal, possuem validade imediata e foram bem avaliados pelo setor de energia solar no Estado.
“É uma notícia animadora para o setor e vai voltar a movimentar a atividade no Estado. E quem sabe até ajudar Minas Gerais a ser líder novamente, já que o Estado perdeu a posição para São Paulo na geração distribuída”, diz o coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bruno Catta Preta.
A medida atende à demanda da entidade que reclamava que a Cemig dificultava as conexões de novos sistemas na rede de distribuição, como micro e miniusinas de energia solar, com alegações de inversão de fluxo.
A inversão de fluxo acontece quando a quantidade de energia elétrica injetada na rede é maior do que a demanda dos seus consumidores, o que pode gerar sobrecarga.
A ampliação das conexões de microgeração solar vai acontecer, desde que não haja risco para os demais clientes e para o sistema da distribuidora. A iniciativa, segundo Mendonça, busca incentivar a microgeração distribuída local (micro GD local) alinhada ao seu conceito original, que é consumir e gerar energia no mesmo ponto da rede.