A importância da manutenção preventiva nas usinas.
A importância da manutenção preventiva nas usinas.
Em qualquer segmento de mercado, serviços de manutenção são feitos para atuar no gerenciamento de riscos e também para corrigir eventuais falhas ou desgastes. Quando tratamos especificamente de Usinas produtoras de energia, sobretudo as Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas, as ações de manutenção são estratégicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 756/2016, o Agente passa a ter a responsabilidade de desenvolver um plano anual de manutenções preventivas (com cronograma) e submetê-lo ao agente conectado (concessionária local).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A manutenção preventiva visa garantir que a Usina opere sem nenhuma dificuldade. Além disso, zela pela qualidade dos equipamentos dando uma maior previsibilidade dos processos produtivos. Além disso, também, evita gastos com trocas de equipamentos por falhas devido à falta de manutenção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, riscos de eventuais perdas ou interrupção da produção são minimizados. Quando um equipamento não recebe monitoramento, a conseqüência é a diminuição ou a paralisação da produção, com pausas que podem resultar em perdas e redução do lucro.