A importância do laudo SPDA ou Para-raios
A importância do laudo SPDA ou Para-raios
O Brasil é um dos países com mais incidência de descargas atmosféricas naturais, ou seja, de raios e por esse motivo, é de extrema importância que as indústrias e empresas tenham um bom Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas ou SPDA. O SPDA é uma sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, popularmente conhecido como para-raios.
A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra, conduzindo a corrente da descarga até o subsistema de aterramento, o qual escoa a corrente da descarga na terra. Vale ressaltar que, ele não evita que a descarga aconteça, visto que é um fenômeno natural, mas, reduz os riscos de vida e de danos materiais consideravelmente.
Indústrias e estabelecimentos que possuem grande quantidade de maquinário elétrico, centrais de telefones, armazenagem e manipulação de materiais inflamáveis e explosivos, equipamentos cirúrgicos e sistema de computação são as que estão mais sujeitas aos malefícios causados pelas descargas elétricas. Portanto, um laudo de SPDA se tornou um item obrigatório, pois, está estritamente relacionado ao escopo de saúde e segurança do trabalho.
Segundo o item 10.2.7 da NR10, o documento deve ser emitido somente por um profissional legalmente habilitado – o Engenheiro Eletricista. Ainda, segundo esta norma, os profissionais registrados no CREA são plenamente capacitados para executar esses serviços.
Ter um sistema de SPDA e laudo de manutenção em dia em conformidade com NBR 5419:2015 é fundamental para manter a segurança dos Colaboradores e do patrimônio da sua Empresa.