A crise hídrica brasileira e seus impactos na geração de energia.
A crise hídrica brasileira e seus impactos na geração de energia.
A crise hídrica é resultado de um somatório de fatores, dentre eles os baixos níveis de água nos reservatórios quando deveriam estar em níveis normais para atender as necessidades da população.
⠀
O Brasil é dependente dos seus recursos hídricos no que diz respeito à geração de energia. Quase 70% de toda a capacidade instalada no país tem origem de usinas hidroelétricas – são mais 1,5 mil empreendimentos nesse sentido de acordo com o Governo Federal (dados 2019).
⠀
Por conta disso, você deve imaginar o quanto essa dependência impacta o setor energético quando o país – ou parte dele – atravessa algum período de estiagem, tornando a energia elétrica mais cara em épocas de falta das chuvas.
⠀
Entendemos que a energia elétrica é indispensável para vida humana e para os negócios. Para que os impactos da crise hídrica na geração de energia sejam consideravelmente reduzidos, cabem investimentos estratégicos, como a construção de hidrelétricas com reservatórios para reduzir a dependência das chuvas. Os reservatórios têm a função de armazenar água quando chove muito para ter energia barata para o consumidor brasileiro no momento em que chover pouco.
⠀
Outra opção são os investimentos em fontes renováveis de energia, como exemplos, a solar, eólica e biomassa para complementar a geração energética de maneira limpa, respeitando o meio ambiente.