A importância da inspeção e laudos em subestações de energia elétrica
A importância da inspeção e laudos em subestações de energia elétrica
👉Entre os vários itens que devem ser inspecionados periodicamente em uma subestação de energia elétrica, está a análise de óleo isolante, que permite identificar possíveis anomalias no interior do transformador que podem levar a gerar um defeito e consequente parada de fornecimento de energia elétrica.
A Coleta e análise de óleo isolante em transformadores deve ser feita com muita atenção. A mesma deve ser realizada observando as normas técnicas existentes e por profissionais qualificados.
Tal análise é recomendada pois a decomposição do óleo mineral se dá devido ao tempo de uso e condições de funcionamento do transformador, tendo em mente que quanto mais sobrecarregado o transformador for, maior será essa decomposição.
Essa decomposição pode ser caracterizada em três situações, como gases dissolvidos no óleo, formação de peróxidos instáveis e compostos oxi-celulósicos que indicam necessidade de troca do óleo, manutenção de peças internas ou, quando tardia, a troca do transformador.
Outro tipo de inspeção que deve ser feita é a inspeção termográfica. Ela é uma técnica que permite medir a temperatura superficial de diferentes materiais através dos raios infravermelhos emitidos. Seu uso permite observar padrões diferenciados de distribuição de calor sem contato físico com as partes inspecionadas.
A análise das informações da inspeção termográfica permite ao departamento de manutenção minimizar o tempo de interrupção do fornecimento de energia elétrica, parada de máquinas, reduzir custos, obter proteção adequada de equipamentos valiosos, evitar perda de produção devido à interrupção imprevista, garantir a segurança das pessoas e instalações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
😉 Ter um sistema de geração de energia com os laudos de manutenção em dia e em conformidade com as normas é fundamental para manter a segurança dos Colaboradores e do patrimônio da sua Empresa.