BNDES ANUNCIA FINANCIAMENTO DE MAIOR COMPLEXO DE ENERGIA SOLAR DA AMÉRICA LATINA
BNDES ANUNCIA FINANCIAMENTO DE MAIOR COMPLEXO DE ENERGIA SOLAR DA AMÉRICA LATINA
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou que irá financiar a implementação de 14 usinas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica no município de Janaúba, em Minas Gerais. O projeto de geração de energia solar faz parte da primeira parte do complexo Janaúba.
Com o investimento, é esperado que as usinas gerem um total de 700 megawatts de energia limpa, podendo abastecer até 933 mil residências. O investimento do BNDES deve fazer com que o complexo de Janaúba seja a maior do segmento em construção na América Latina.
O financiamento do BNDES nas 14 Sociedades de Propósito Específico (SPE) será de R$ 1,47 bilhão, que equivale a 72% do investimento total de R$ 2,04 bilhões. O investimento irá ocorrer de forma direta, através do BNDES Finem. A BNDES falou sobre os investimentos nas suas redes sociais.
As SPEs já foram batizadas, sendo chamadas nesta sequência: Janaúba I Geração Solar Energia S.A., Janaúba II Geração Solar Energia S.A. até a Janaúba XIV. As usinas pertencem a Elera Renovaveis, braço de energia da gestora de ativos Brookfield, do Canadá.