Brasileiro quer escolher fornecedor de energia, aponta pesquisa.
Brasileiro quer escolher fornecedor de energia, aponta pesquisa.
Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia mostra que 81% dos entrevistados querem poder ter a prerrogativa de escolher seu fornecedor de energia. Esse resultado é atribuído à percepção de que podendo escolher de quem comprar a energia, o preço tende a diminuir.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em 2014, primeira edição da pesquisa, 66% disseram que gostariam de escolher seu fornecedor. Esse índice ficou nessa faixa próxima aos 70% até 2019 quando pulou para o atual nível de 80%. O perfil do consumidor que se mostrou mais favorável está na faixa etária entre 25 e 69 anos, nível de escolaridade com curso superior, classe C no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, aponta a pesquisa que, 70% dos entrevistados disseram que trocaria de fornecedor caso fosse permitido. Esse é o mais elevado nível desde o início da série histórica. A maior parte é por causa do preço, seguido pela procura por fontes limpas, seguida pela qualidade do atendimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para 79% dos brasileiros ouvidos a conta passou a pesar mais no orçamento familiar. Para 78% as despesas com a conta de luz aumentaram em relação ao que era antes da pandemia. E 68% apontaram que passou a consumir mais energia nesse período.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foram realizadas 2.081 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em cerca de 130 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. As opiniões foram recolhidas entre os dias 10 e 14 de maio de 2021. A amostragem apresentava renda familiar média de pouco mais de R$ 3,5 mil, a idade média era de 43 anos.