DICA: A prevenção de incêndios nas subestações elétricas.
DICA: A prevenção de incêndios nas subestações elétricas.
Na prevenção de incêndios, limpeza e ordem são fatores essenciais, bem como a manutenção frequente das ferramentas e sistemas de incêndio. A maioria das falhas é causada por descuido e/ou equipamento defeituoso.
A escolha do equipamento de combate à incêndios depende de sua completa adaptação à parte elétrica do local, bem como seu custo final e a importância dos acessórios elétricos em questão.
Cabeamento inadequado também pode ser causa de incêndios graves com risco de danos à instalação e perigo para as pessoas. Os acessórios de corrente contínua são particularmente importantes e vulneráveis a quaisquer instalações. Eles são derivados de baterias fixas que liberam gases inflamáveis e tóxicos.
As baterias devem estar em uma sala separada com um piso resistente à ácidos e iluminação propícia (lâmpada fria). É aconselhável ter um sistema de drenagem resistente ao ácido e local bem ventilado.
Ter um sistema de prevenção à incêndio para subestações e a manutenção em dia são fundamentais para manter a segurança dos Colaboradores e do patrimônio da sua Empresa.