Empresários relatam dificuldades causadas pelo apagão no Amapá
Empresários relatam dificuldades causadas pelo apagão no Amapá
Além de causar transtornos à população e aos serviços essenciais, a crise no abastecimento de energia elétrica para 13 das 16 cidades do Amapá, que chega hoje (20) ao 17º dia, vem prejudicando diferentes setores produtivos. Muitos empresários e profissionais autônomos, que já enfrentavam dificuldades devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19) se viram impedidos de trabalhar em função da falta de luz e de água no Estado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Estamos passando por uma situação bem complicada”, disse o executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sandro Bello. Segundo ele, o segmento de alimentação fora do lar, que reúne bares, restaurantes, lanchonetes, docerias, buffets, já amarga um prejuízo da ordem de R$ 24 milhões.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após receber pedidos de orientação de vários empresários, o escritório estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) decidiu fazer uma pesquisa para identificar as principais necessidades dos empreendedores de diferentes segmentos e subsidiar um plano de ação a ser apresentado ao Poder Público.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro ponto a ressaltar com este acontecimento é a importância da manutenção preventiva e periódica nas Usinas Geradoras de Energia, independente do porte.