Governo prepara leilão de reserva com foco em garantir suprimento em 2022
Governo prepara leilão de reserva com foco em garantir suprimento em 2022
O início do suprimento deve ser em meados do primeiro semestre, para garantir o suprimento a depender do desempenho do próximo período chuvoso.
O governo está trabalhando na elaboração de um leilão “simplificado” de reserva semelhante aos certames A-1, com início de entrega em 2022.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O assunto foi discutido na reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) da última sexta-feira, 3 de agosto. O leilão, chamado de “procedimento competitivo simplificado para contratação de reserva de capacidade”, vai ser voltado para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com suprimento entre 2022 e 2025.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A realização do leilão “simplificado” foi autorizada pela Medida Provisória (MP) 1.055, que ficou conhecida por criar a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há previsão de leilões A-1 e A-2 em dezembro deste ano, com início de suprimento em janeiro do ano que vem, mas, nesses casos, a demanda vem das distribuidoras. O leilão de reserva, cujas diretrizes estão sendo elaboradas, vai ter a demanda definida pelo governo, e as etapas preparatórias serão mais simples, para que possa ser viabilizado dentro do prazo desejado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo uma fonte, o início de suprimento ainda está sendo calibrado, mas não deve acontecer em janeiro, quando se espera que as chuvas ajudem na recomposição dos reservatórios das hidrelétricas. O foco está em garantir o abastecimento no ano que vem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A nota do CMSE destacou que essa contratação de reserva vai ajudar no enfrentamento da crise hídrica, sendo uma medida complementar às outras ações em implementação pelo governo.