Leilão da Aneel termina com todos os 11 lotes arrematados
Leilão da Aneel termina com todos os 11 lotes arrematados
A Agência Nacional de Energia Elétrica realizou nesta quinta-feira (17) um leilão de transmissão de energia, em que foram oferecidos 11 lotes de empreendimentos em nove estados do país. Ao todo, foram loteados R$ 7,3 bilhões de investimentos ao longo dos próximos cinco anos. São quase 2 mil quilômetros de rede de transmissão em Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso de Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
⠀
A Acesso Brasil Seguros participou do leilão da Aneel, assessorando na contratação do Seguro Garantia de Proposta (Bid Bond) em 3 lotes, os 06, 09 e 10, sendo este último viabilizado para o Consórcio BRE 6.
⠀
O leilão aconteceu na sede da B3, em São Paulo, e atraiu as maiores gigantes do setor. Todos os lotes foram arrematados, alguns com forte disputa e ofertas com desconto de mais de 70% em relação ao valor máximo de remuneração fixado pelo governo.
⠀
Pelas regras do leilão, o vencedor foi quem ofereceu a menor proposta de remuneração anual a ser paga aos empreendedores, a chamada RAP. Quanto maior o deságio, maior a economia aos consumidores, uma vez que a remuneração dos consórcios entrará no cálculo das contas de luz.
⠀
Pelas regras do edital, o prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 42 a 60 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos. O leilão integra o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, que projeta um potencial de geração de 14.881 empregos durante a construção dos empreendimentos.
⠀
Fonte: G1