Mercado livre ganhou mais de 800 novos consumidores em setembro, mostra CCEE
Mercado livre ganhou mais de 800 novos consumidores em setembro, mostra CCEE
Sul e Sudeste concentram maioria das novas unidades no ambiente, mas Nordeste também desponta com Pernambuco, Bahia e Ceará na liderança.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) registrou 800 novos entrantes no mercado livre de energia em setembro, o que elevou o total de unidades no segmento para 36.329. Desde janeiro, 5.627 consumidores optaram por deixar o atendimento das distribuidoras. O ritmo de adesões deste ano é o maior já registrado e cresceu 68% na comparação com o mesmo período de 2022.
Segundo a CCEE, o mercado livre já responde por mais de 37% do consumo total de eletricidade do país e deve aumentar ainda mais a sua representatividade a partir de 2024, com a abertura para que todos os consumidores ligados na alta tensão possam ingressar no ambiente.
São Paulo foi o estado com maior volume de migrações de consumidores entre janeiro e setembro deste ano, seguido pelo Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. São regiões que historicamente se posicionam no topo do ranking, pois reúnem o maior número de indústrias e empresas de grande e médio porte, mas a CCEE também tem observado um aumento significativo no Nordeste, com destaque para Pernambuco e Bahia.